Tecido Adiposo
O que é o tecido adiposo?
O tecido adiposo é formado a partir das células mesenquimatosas e é um tipo de tecido conjuntivo especial. Observa-se uma predominância de células adiposas, ou adipócitos. Estas células podem encontrar-se isoladas ou agrupadas entre o tecido conjuntivo laxo, mas é mais frequente encontrarem-se em grandes grupos agregados e distribuídos por todo o corpo.
Tipicamente o tecido adiposo constitui 20-25% do peso corporal na mulher e de 15-20% do peso corporal dos homens.
Funções do tecido adiposo:
-
Acumulação de energia – O tecido adiposo é um grande depósito corporal de energia sob a forma de triglicerídeos.
-
Absorção de forças de impacto
-
Manutenção da temperatura corporal – O tecido adiposo é um mau condutor de calor, logo contribui para o isolamento térmico do corpo.
-
Preenchimento de espaços, mantendo órgãos na posição correta
Existem 2 tipos de tecido adiposo:
-
Tecido Adiposo Unilocular;
-
Tecido Adiposo Multilocular.
Tecido Adiposo Unilocular
O tecido adiposo unilocular é também denominado de tecido adiposo branco ou amarelo, devido à sua coloração que varia entre o branco e amarelo escuro, consoante a dieta. A sua cor amarelada deve-se a um pigmento presente nos lípidos, o caroteno. Este tecido é encontrado maioritariamente no tecido adulto e o local onde há maior acumulação depende do sexo e idade do indivíduo.
No recém-nascido, o tecido adiposo unilocular forma o panículo adiposo, que é uma camada uniforme de tecido adiposo sob a pele que tende a desaparecer de certas regiões com a idade, mas acumula-se noutras. A acumulação do tecido adiposo unilocular em certas regiões corporais depende das hormonas sexuais e das hormonas produzidas pela camada cortical da glândula adrenal.
As células do tecido adiposo unilocular contem uma só gotícula de gordura que ocupa todo o citoplasma. As células adiposas uniloculares são grandes, de forma esférica quando isoladas ou poliédricas quando comprimidas por outros adipócitos.
Os corantes usados nas técnicas histológicas possuem álcool e xileno que dissolvem a gotícula lipídica. Portanto, nos cortes histológicos é apenas visível um anel de citoplasma rodeando o espaço onde estava a gotícula lipídica. O tecido unilocular apresenta septos de tecido conjuntivo com vasos sanguíneos e nervos.
Aplicação clínica - A obesidade é um desequilíbrio dos sistemas reguladores do peso em que existe um aumento da quantidade de triglicerídeos depositados em cada adipócito unilocular sem que haja um aumento do número de adipócitos. Tipicamente existe uma propensão à acumulação de adipócitos na região abdominal.
Tecido adiposo Multilocular
Comparativamente às células do tecido adiposo unilocular, as células do tecido adiposo multilocular são menores do que o tecido adiposo unilocular. Também possuem a forma poliédrica. O seu citoplasma tem imensas gotículas lipídicas de variados tamanhos e numerosas mitocôndrias avermelhadas que, juntamente com a vascularização abundante, conferem uma coloração avermelhada ao adipócito.
Este tecido é característico do feto e recém-nascido, acumulando-se em pontos específicos do corpo. A principal função do tecido adiposo multilocular é a manutenção da temperatura corporal do recém-nascido.
O tecido adiposo multilocular possui uma grande importância na vida inicial de um recém-nascido, mas não apresenta crescimento ao longo da vida. Assim no adulto, as quantidades deste tecido são residuais, concentrando-se maioritariamente nos axilas, pescoço, mediastino e sob a pele do dorso.