top of page

Músculo Estriado Cardíaco

  O tecido muscular cardíaco é um tipo específico de tecido muscular estriado (ou seja, com longas fibras com bandas claras e escuras intercaladas) mas que se contrai involuntariamente e ritmadamente e é exclusivo do coração (todo o músculo cardíaco, o miocardio, é tecido muscular estriado cardíaco).

 

  As fibras são cilíndricas, longas com cerca de 10 a 20um de diâmetro e 50 a 100um de comprimento, com um ou dois núcleos centrais. Uma característica única das fibras de músculo cardíaco é o facto destas serem ramificadas.

 

Disco Intercalar

As fibras de músculo cardíaco unem-se entre si através da presença de uma estrutura própria de união: o disco intercalar, assim, distingue-se do tecido muscular esquelético por não existirem longas fibras individualizadas, mas sim, ramificadas e unidas entre si;

  O disco intercalar é uma linha escura, transversal, que permite a conexão física e elétrica de todas células cardíacas; essa conexão faz com que se propague por todas as células um estímulo iónico promotor da contração (contração esta que é autoproduzida pelas células cardíacas e não depende de um estímulo nervoso pensado/voluntário). Os discos intercalares são únicos deste tipo de tecido muscular.

Contração Muscular

  A contração ocorre no mesmo padrão que a do tecido muscular esquelético, porém, os túbulos (tubúlos T), responsáveis por transferir o potencial de ação nervoso ao retículo sarcoplasmático, são mais numerosos, o retículo é menos abundante e os números de mitocôndrias são superiores. A contração é além disso espontânea e transmitida às células de todo o coração pela propagação de um estímulo elétrico.

  O tecido nodal (sistema de condução) é responsável pelo batimento autónomo e repetitivo do miocárdio.

O músculo cardíaco não tem capacidade regenerativa pois as suas fibras não realizam mitoses e não existem células satélites como no músculos estriado esquelético. Quando há uma lesão do músculo cardíaco, as fibras musculares morrem e são substituídas por tecido conjuntivo fibroso, que é característico das cicatrizes.

bottom of page