Cavidade Oral
- Na cavidade oral os alimentos são divididos em fragmentos pela ação dos dentes durante o processo da mastigação, iniciando-se a digestão pela ação da saliva, produzida pelas glândulas salivares, que também atua como lubrificante para a subsequente deglutição.
​
- A cavidade oral é revestida por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (gengiva, palato duro) e por epitélio estratificado não queratinizado (palato mole, lábios, bochechas e pavimento da boca).
- Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado
-
A queratina protege a mucosa oral de agressões mecânicas durante a mastigação.
-
A lâmina própria possui várias papilas e assenta diretamente sobre o periósteo.
- Epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado
-
A lâmina própria possui papilas similares às da derme e é contínua com a submucosa que contêm glândulas salivares minor distribuídas de forma difusa.
​
​
​
​
​
- Os lábios, superior e inferior são constituídos em grande parte por tecido muscular estriado esquelético, o músculo orbicular dos lábios.
​
- A face interna encontra-se revestida por um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado, assente numa lâmina própria e numa submucosa onde se situam glândulas labiais de tipo mucoso.
​
- A face anterior ou externa está revestida por pele de epiderme fina, onde se podem observar folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.
​
- Transição de um epitélio não queratinizado, assente numa lâmina própria e numa submucosa onde se situam glândulas do tipo mucoso, para um epitélio queratinizado da pele, com folículos pilosos, glândulas sebáceas e sudoríparas.
​
- Na transição da face externa para a face interna do lábio, encontra-se a zona vermelha do lábio (vermelhão) revestida por epitélio pavimentoso estratificado, levemente queratinizado e assente numa lâmina própria com múltiplas projeções em direção ao epitélio, altamente vascularizadas, que reforça a cor vermelha, sem quaisquer glândulas ou folículos pilosos.
​
​
​
​
- As bochechas de um e outro lado da cavidade bucal possuem um eixo central constituído por músculo estriado esquelético, o músculo bucinador.
​
- A face interna das bochechas é revestida por um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado, assente numa lâmina própria que é suportada por uma submucosa. Glândulas seromucosas encontram-se dispersas pela submucosa.
​
- A face externa das bochechas é revestida por pele, apresentando folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.
- As gengivas são revestidas por epitélio pavimentoso estratificado queratinizado (gengiva aderente).
- A lâmina própria ou córion encontra-se diretamente ligada ao osso alveolar do maxilar ou da mandíbula, constituindo o mucoperiósteo.
- Nas gengivas não se encontram nem submucosa, nem glândulas.
- O palato, que constitui a face superior da cavidade oral, divide-se em palato duro, mais anterior e palato mole, mais posterior.
​
- O palato duro (mais anterior) é revestido por um epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, assente numa espessa lâmina própria. Apenas as porções laterais do palato duro possuem submucosa, que na porção anterior do palato duro contém tecido adiposo. A submucosa da porção posterior do palato duro apresenta glândulas salivares minor. Não existe submucosa ao longo de toda a porção mediana do palato duro, a rafe palatina.
​
- O palato mole (mais posterior) é revestido por um epitélio fino, pavimentoso estratificado não queratinizado, assente numa espessa lâmina própria, rica em fibras elásticas. A submucosa do palato mole apresenta células adiposas e glândulas salivares minor de tipo seroso e mucoso.
- Órgão muscular coberto por mucosa oral, especializado na manipulação dos alimentos e na receção sensorial, especialmente no paladar.
​
- A língua é revestida por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado.
​
- As fibras musculares entrecruzam-se em três planos agrupadas em feixes separados por tecido conjuntivo
- A língua possui uma face superior ou dorsal irregular (recoberta anteriormente de papilas), uma face inferior ou ventral lisa e dois bordos.
​
- A face superior encontra-se dividida numa zona anterior e numa zona posterior por uma formação anatómica, o sulco terminalis (V lingual) de abertura anterior. Este sulco apresenta uma linha em forma de V que separa os 2/3 anteriores do 1/3 posterior. Os 2/3 anteriores da língua encontram-se repletos de pequenas projecções da mucosa designadas por papilas. O 1/3 posterior de superfície irregular, é revestido por um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado, subjacente ao qual se encontram saliências compostas por agregados linfóides (amídalas linguais)
​
- O corpo da língua é constituído fundamentalmente por feixes de tecido muscular estriado, dispostos em posição vertical, horizontal e oblíqua, de modo a proporcionar uma grande mobilidade à língua, indispensável às suas funções na fonação, na mastigação e na deglutição.
- As papilas linguais (presentes na mucosa anterior, 2/3) são elevações do epitélio oral e lâmina própria que assumem diversas formas e funções.
​
Existem 4 tipos de papilas linguais:
-
Papilas Filiformes
-
Papilas Fungiformes
-
Papilas Foliadas
-
Papilas Circunvaladas
- As papilas filiformes, as mais abundantes, são projeções cónicas de epitélio, acompanhadas por um eixo central de tecido conjuntivo, distribuindo-se pela totalidade dos 2/3 anteriores da superfície dorsal da língua. Possuem formato cónico alongado, são numerosas e estão presentes em toda a superfície dorsal da língua. As células epiteliais do topo destas papilas apresentam-se queratinizadas e em descamação permanente. O seu epitélio não possui botões gustativos.
​
- As papilas fungiformes, cuja forma faz lembrar a de um cogumelo, distribuem-se por entre as papilas filiformes. Possuem uma base estreita e uma porção superior mais superficial dilatada e lisa; apresentam poucos botões gustativos (estruturas especializadas que contêm células gustativas). Estão irregularmente distribuídas entre as filiformes. O epitélio de revestimento das papilas fungiformes é pavimentoso estratificado não queratinizado e assenta num eixo conjuntivo fortemente vascularizado, o que confere a estas papilas, quando observadas macroscopicamente, uma cor avermelhada.
​
- Papilas foliadas, como o próprio nome indica (Papila: pequena saliência, Folium: folha) são estruturas com pregas do epitélio que lhe conferem aparência foliar.
Localizam-se próximas do sulco terminal, bilateralmente, nos bordos posteriores da língua. Apresentam diversos botões gustativos.No humano são pouco desenvolvidas e tendem a atrofiar com a idade.
​
- As papilas caliciformes ou circunvaladas, dispõem-se ao longo do V lingual, situando-se a mais volumosa no seu vértice. Cada uma das papilas caliciformes apresenta vários botões gustativos e é rodeada por um sulco, que as separa da mucosa lingual vizinha, e no fundo do qual se vai abrir o canal excretor das glândulas serosas e von Ebner.
-As papilas fungiformes e as circunvaladas apresentam na espessura do seu revestimento epitelial, terminações sensitivas diferenciadas, de forma ovóide, os corpúsculos gustativos ou botões gustativos.
Os botões gustativos são estruturas em forma de cebola com 50 a 100 células. Cada botão gustativo é estimulado por diferentes sabores. O botão repousa numa lâmina basal; na porção apical as células gustativas apresentam microvilosidades que se projetam no poro gustativo.
​
-Estas formações dispõem-se como os gomos de uma laranja, apresentando no seu conjunto uma câmara gustativa central, de localização apical. A porção basal do corpúsculo gustativo contacta com um terminal nervoso, extensão dos gânglios sensoriais do nervo facial e do glossofaríngeo. 7 a 12 estruturas circulares, grandes, cujas superfícies achatadas se estendem acima das outras papilas. Encontram-se distribuídas na região do V lingual. Numerosas glândulas serosas (Glândulas De Von Ebner) secretam o seu conteúdo no interior de uma profunda depressão que circunda cada papila. Grande número de botões gustativos ao longo das superfícies laterais destas papilas.
​
- A língua apresenta glândulas mucosas e glândulas serosas De Von Ebner. Estas últimas secretam lípase, são importantes na prevenção de uma camada hidrofóbica sobre os botões gustativos. Ativa no estômago, pode digerir até 30% dos triglicéridos.
​
- Na língua existem pelo menos 4 perceções de sabor:
-
Salgado
-
Azedo
-
Doce
-
Amargo
​
​