Intestino Grosso
O Intestino Grosso é constituído por:
​
-
Cego
-
Colón Ascendente
-
Colón Transverso
-
Colón Descendente
-
Colón Sigmoideu
-
Reto
Tem como principais funções: absorção de água, fermentação, formação da massa fecal e produção de muco que atua como lubrificante.
Este órgão tem como principais características:
-
Mucosa lisa, sem pregas, exceto na porção retal. O epitélio de revestimento é cilíndrico simples, constituído por enterócitos e por uma grande quantidade de células caliciformes, cujo número aumenta na porção terminal do intestino grosso.
​​
As glândulas intestinais/ glândulas de Lieberkhun do cólon têm um maior diâmetro do que as do intestino delgado, atingindo maior profundidade no reto. As glândulas de Lieberkhun do intestino grosso são revestidas por células caliciformes, células indiferenciadas e algumas células enteroendócrinas. Não existem células de Paneth nas glândulas intestinais do intestino grosso. A lâmina própria da mucosa contém grande quantidade de linfócitos e de macrófagos, sendo frequentes os nódulos linfáticos que se estendem através da muscular da mucosa, até à submucosa.
​
-
Submucosa constituída por tecido conjuntivo laxo. A submucosa do intestino grosso não possui glândulas, contendo grande quantidade de vasos, bem como o plexo nervoso de Meissner.
​
-
Muscular bem desenvolvida e constituída pelas subcamadas circulares e longitudinais. Esta camada é diferente da camada muscular observada no intestino delgado, uma vez que as fibras da camada longitudinal externa se unem para formar 3 bandas longitudinais espessas denominadas como Ténias do Cólon.
​
-
Serosa constituída por pequenos apêndices pedunculados formados por tecido adiposo (apêndices epiploicos)
​
Apêndice
-
É um divertículo do cego caracterizado por um lúmen relativamente irregular, pequeno e estreito, com abundantes nódulos linfoides.
-
O epitélio de revestimento é cilíndrico simples com enterócitos e células caliciformes.
-
As fibras da camada muscular não formam ténias como no colón.
-
Estrutura geral semelhante ao intestino grosso, mas com menor número de glândulas.
-
A serosa é constituída pelo folheto visceral do peritoneu.
​
Transição Ileocecal
Caracterizada por uma forma cónica e forte espessamento da subcamada circular da muscular; é uma válvula simples com uma camada mucosa com grande quantidade de tecido linfoide e células secretoras de muco (Caliciformes).
​
Ânus
Na região anal, a camada mucosa forma uma séria de dobras longitudinais – colunas rectais.
Cerca de 2 cm acima da abertura anal a mucosa intestinal é substituída por epitélio pavimentoso estratificado. Nesta região, a lâmina própria contém um plexo de veias grandes que quando excessivamente dilatadas provocam hemorroidas.