Tecido Muscular
O que é o tecido muscular?
O tecido muscular é um tipo de tecido que corresponde a cerca de 80% da massa corporal dos seres vivos vertebrados, cujas fibras têm a capacidade de contrair mediante certos estímulos.
Origem do tecido muscular:
O tecido muscular tem origem mesodérmica, tendo a célula base deste tecido (o miócito) origem na diferenciação dos mioblastos. As células que compõem o tecido muscular secretam ao nível do seu citoplasma as proteínas contráteis referidas.
Funções do tecido muscular:
O tecido muscular é o responsável por promover o movimento, a regulação da temperatura corporal, a distribuição correta do peso no organismo e também serve de proteção aos órgãos viscerais. Os músculos permitem a locomoção, mas também permitem o deslocamento de substâncias no interior do organismo, como o sangue, secreções glândulares e outros produtos no interior do lúmen de várias estruturas como o tubo digestivo. Essa capacidade de mover ou permitir o deslocamento, deve-se ao facto de as células do tecido muscular terem a capacidade de se contrair e distender, gerando forças suficientes para gerar a contração muscular.
Essa capacidade contrátil das células depende diretamente da interação entre dois tipos de proteínas que encontramos nas mesmas: a actina e a miosina.
O que são as células mioepiteliais e os Periócitos?
Existem outros três tipos de células contráteis além das células do tecido muscular. São as células mioepiteliais e os periocitos. Estas contraem-se de forma isolada, estando dispersas noutro tecido que não o tecido muscular, com diversos objetivos:
-
Células mioepiteliais – são células de musculo liso que se encontram em alguns tipos de glândulas, ajudando a expulsar o conteúdo produzido pela glândula para fora da mesma (devido à sua capacidade contrátil).
-
Periócitos – são células que se encontram nas paredes dos vasos sanguíneos, semelhantes às células do tecido muscular liso.
Porém, no tecido muscular, existem grupos celulares organizados que funcionam como um conjunto multicelular para promover essa contração. Formam grandes unidades multicelulares (um tecido) com a capacidade de contração e distenção.
Tipos de Tecido Muscular
O tecido muscular é representado por dois grupos de tecidos com base nas suas características funcionais e morfológicas:
-
Tecido Muscular Estriado – que se subdivide em:
-
Musculo Estriado Esquelético;
-
Musculo Estriado Cardíaco;
-
-
Tecido Muscular Liso
Estes tipos de tecidos distinguem-se essencialmente pela aparência histológica, dado que o tecido muscular estriado, histologicamente, tem uma aparência (em corte longitudinal) de placas brancas e escuras que se intercalam (estrias). Porém, no tecido muscular liso essa aparência não existe.
A célula do tecido muscular chama-se de fibra muscular, e é no interior do citoplasma que existem as proteínas contráteis mencionadas, a actina e a miosina. Independentemente do tipo de tecido muscular, todos eles contraem pela interação dessas proteínas.
Os organelos citoplasmáticos das fibras tomam um nome específico:
-
Sarcolema – designação de membrana plasmática;
-
Retículo sarcoplasmático – designação de retículo endoplasmático;
-
Sarcoplasma – designação de citoplasma;
-
Sarcossoma – designação de mitocôndria;
Nota: O sufixo Sarco- significa músculo.