O pâncreas é uma glândula de secreção mista, por isso apresenta uma porção exócrina e uma porção endócrina.
A sua componente exócrina, produz, armazena e secreta enzimas digestivas, como a protéase (inativa), a amílase e a lípase. As células desta porção são acinosas compostas, semelhantes às da glândula parótida. Os ácinos pancreáticos, as células centroacinosas (porção intra-acinosa dos ductos intercalares) representam a parte secretora. Os ductos intercalares, que vão convergir para os ductos interlobulares e são revestidos por epitélio colunar, são parte excretora da porção exócrina. De seguida, os produtos de secreção são conduzidos para os canais pancreáticos principais ou acessórios.
Na sua porção endócrina produz hormonas que são libertadas para a corrente sanguínea. As hormonas são produzidas pelas células epiteliais endócrinas cordonais, também conhecidos como ilhotas pancreáticas ou ilhéus de Langerhans. Visto que o seu produto de secreção é lançado na corrente sanguínea, existem inúmeros capilares a rodear as células cordonais dos ilhéus.
Os tipos de células dos ilhéus de Langerhans são:
-
Alfa
-
Beta
-
Delta
-
PP
O pâncreas é revestido por uma cápsula de tecido conjuntivo que possui septos que penetram no interior do pâncreas, delimitando os lóbulos. Estes prolongamentos de tecido conjuntivo intra e interlobulares contêm vasos e nervos.
Mais abundantes