top of page

Glândulas Salivares

As glândulas salivares são glândulas que produzem a saliva, um fluído que possui funções digestivas, lubrificantes e protetoras na cavidade oral.

A saliva, através da atuação de enzimas como a amílase e a lípase, permite o início do processo de digestão dos hidratos de carbono e dos lípidos. Possui na sua constituição imunoglobulinas A, lisoenzimas e lactoferrinas, que têm uma função protetora na cavidade oral por ser germicida. A saliva também possui a função de equilibrar o pH na cavidade oral. 

 

Existem dois tipos de glândulas salivares:

  • Glândulas salivares minor – produzem 10% da saliva e estão dispersas pela cavidade oral, especialmente na parede do lábio inferior, língua e bochechas. São glândulas túbulo-acinosas compostas.

  • Glândulas salivares major – produzem 90% da saliva e existem 3 glândulas major, a glândula parótida, submandibular e sublingual.  

 

A unidade funcional das glândulas salivares é o Adenómero, que é constituído por:

  • Porção Secretora – A porção secretora pode ser classificada quanto ao arranjo das células (acinosas, tubulares ou túbulo-acinosas) e quanto ao tipo de secreção (mucosas, serosas e mistas).

 

Relativamente ao arranjo das células:

  • Glândulas acinosas – Porção secretora é esférica ou arredondada, como presente na glândula parótida.

  • Glândulas tubulares – Porção secretora tem um formato de tubo.

  • Glândulas túbulo-acinosas – A porção secretora possui tanto glândulas tubulares como acinares, como presente na glândula sublingual e submandibular.

 

 

Relativamente ao tipo de secreção

  • Seroso – Estas células possuem bastante RNA no seu citoplasma, logo as glândulas do tipo seroso são bastante coradas. A glândula parótida é do tipo seroso.

  • Mucoso – Ao contrário das células serosas, o citoplasma das células mucosas é pouco corado, conferindo uma coloração mais clara às glândulas do tipo mucoso.

  • Misto – glândulas formadas por glândulas acinares serosas e túbulo mucosas. A glândula submandibular e submaxilar são do tipo misto.

 

  • Porção Excretora – Ductos, que podem ser:

  • Ductos intercalares - Ductos de pequenas dimensões com epitélio cúbico simples ligados à porção secretora da glândula. Este ducto, juntamente com outros ductos intercalares convergem para o ducto estriado/intralobular que se encontra no interior das glândulas.

  • Ductos Estriados ou Intralobulares – Ductos de maiores dimensões que se encontram no tecido conjuntivo que separa os lóbulos. Possui epitélio cilíndrico simples e este ducto une-se a outros do mesmo tipo formando ductos interlobulares.

  • Ductos interlobulares – Ductos de grandes dimensões que convergem no ducto principal da glândula. Estes ductos encontram-se no septo de tecido conjuntivo que separa os lóbulos. Na sua porção inicial é constituído por epitélio cubico estratificado, que passa a epitélio cilíndrico estratificado na porção distal do ducto.

  • Ducto principal – No caso das glândulas salivares, pode possuir epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado.

 

GL salivares.JPG

Imagem representativa da estrutura de uma glândula submandibular

Legenda da Imagem:

1 – Ácino seroso

2 – Túbulo mucoso

3 – Ducto intercalar

4 – Ducto estriado ou intralobular

5 – Ducto interlobular

6 – Ducto principal

  • Células mioepiteliais – células epiteliais, de natureza contrátil, que se encontram na lâmina basal das terminações secretoras e nos ductos intercalares. Estas células contraem e aceleram a secreção do conteúdo da célula glandular.

 

Glândulas Salivares Major:

Glândula Parótida

A glândula parótida encontra-se atrás do ramo ascendente da mandibula e é a glândula salivar mais volumosa da cavidade oral. O ducto excretor é o canal parotidiano (de Stenon) e o orifício de abertura deste canal encontra-se a nível dos molares superiores, no interior da cavidade oral. Esta glândula é responsável pela formação de 25% da saliva não estimulada. É uma glândula acinosa composta constituída apenas por células com conteúdo seroso. A saliva produzida por esta glândula possui uma viscosidade baixa.

 

 

Glândula Submandibular

A glândula submandibular encontra-se na região supra-hioideia e ocupa a fosseta submandibular na mandibula. O ducto excretor é o canal submandibular (de Warton), que se encontra no pavimento da boca, ao lado do freio lingual. Esta glândula é responsável pela formação de 71% da saliva não estimulada. É uma glândula túbulo-acinosa composta e é constituída por células mucosas e serosas, sendo estas últimas mais abundantes. A saliva produzida por esta glândula possui uma viscosidade intermédia.

Glândula Sublingual

A glândula sublingual encontra-se no pavimento da boca e possui cerca de 15 a 30 canais excretores, mas possui o canal sublingual que é o canal excretor mais volumoso. É responsável pela formação de 4% da saliva não estimulada. Esta glândula é uma glândula túbulo-acinosa composta e é constituída por células serosas e mucosas, sendo que as células mucosas são as mais abundantes. A saliva produzida por esta glândula possui uma viscosidade elevada.

bottom of page