O fígado é o maior órgão visceral do corpo e ocupa o hipocôndrio direito, epigastro e um pouco do hipocôndrio esquerdo. Este órgão processa os nutrientes absorvidos no tubo digestivo e, posteriormente, armazena-os para serem utilizados por outros órgãos. Devido a esta característica, o fígado faz a interface entre o sistema digestivo e o sangue, sendo possível a observação de diversos vasos sanguíneos no fígado.
O fígado desempenha funções glandulares, na medida em que tem papel:
-
Exócrino – devido à produção e libertação da bílis para a vesicula biliar.
-
Endócrino – Devido à produção e libertação de proteínas plasmáticas no sangue, como por exemplo a albumina, fibrogénio e a apolipoproteína.
O fígado encontra-se revestido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso que tem o nome de Cápsula de Glisson.
As principais células do fígado denominam-se hepatócitos. Estas células tem uma forma poliédrica com 1 a 2 núcleos centrais e possuem funções múltiplas, como a produção de bílis, hormonas e armazenamento de nutrientes. Entre os hepatócitos é possível observar capilares sanguíneos do tipo sinusoide. O Espaço de Disse é um espaço perisinusoidal que se encontra em redor dos capilares. A superfície dos hepatócitos encontra-se em contato com os capilares sinusoides através do espaço de Disse.
O estroma hepático tem como principal colagénio as fibras de colagénio III (reticulina).
Os hepatócitos encontram-se organizados em unidades estruturais, os lóbulos hepáticos, que têm uma forma poligonal. No centro de cada lóbulo encontra-se a veia centrolobular. À periferia de cada lóbulo existem as tríades ou espaços porta. Existem entre 3 a 6 espaços porta por cada lóbulo e estes são constituídos por:
-
1 Vénula (ramo da veia porta) – a vénula é revestida por epitélio pavimentoso simples. Neste vaso venoso circula sangue proveniente do tubo digestivo, pâncreas e baço.
-
1 Arteríola (ramo da artéria hepática) – a arteríola é revestida por epitélio pavimentoso simples. Nesta arteríola circula sangue proveniente do tronco celíaco (ramo colateral da aorta abdominal).
-
1 Ducto biliar – O ducto é revestido por epitélio simples cúbico ou cilíndrico. Este ducto é responsável pelo transporte da bílis sintetizada pelos hepatócitos para a vesícula biliar.
Imagens representativa dos lóbulos hepáticos.
Legenda das imagens:
1 – Cordões de hepatócitos
2 – Espaço Porta
-
Vermelho – ramo da artéria hepática
-
Azul – ramo da veia porta
-
Verde – ducto biliar
3 – Veia Centrolobular
4 – Capilar sinusóide